Vinhos no Brasil

admin

16 de maio de 2016

Para algumas pessoas, todo dia é dia de comemorar com vinhos, ainda mais para os brasileiros. Por isso, convidamos você a conhecer a trajetória desta bebida nas terras brasileiras, e descobrir a importância dos vinhos no Brasil e porque ele continuam borbulhando em muitas taças por aqui!

vinhos_no_brasil

A produção dos vinhos no Brasil já enfrentaram vários desafios, devido ao próprio clima tropical do país, com longos períodos de chuvas e temperaturas altas. Entretanto, os vinhos no Brasil se destacaram em algumas regiões do Sul, em especial no Rio Grande do Sul, onde o clima é mais adequado, o que permitiu que a região fosse reconhecida internacionalmente pela qualidade dos vinhos produzidos.

Além do Sul, outras regiões investem também na produção de vinhos no Brasil, como a Serra Catarinense, mantendo um interesse especial em vinhos finos, e a região Vale do Rio São Francisco com variedades interessantes que aproveitam seu território com sol ao extremo e raríssimas chuvas.

Os vinhos mais produzidos no Brasil são os de mesa, fabricados com uvas comuns ou americanas, que correspondem a quase 69% do volume de vinho. Já os vinhos finos são produzidos em escala menor, alcançando o volume de 31% de fabricação.

Os brasileiros chegam a consumir até dois litros de vinho por ano, um número considerado baixo em relação a outros países, já que por muito tempo o vinho foi considerado uma bebida de luxo no país, consumida principalmente em datas especiais e acessível somente para as classes altas.

Devido a mudanças do próprio mercado e também no comportamento dos consumidores, os vinhos no Brasil estão sendo mais apreciados em diversas ocasiões e principalmente pela classe média. Esta revolução no consumo foi importante para expandir a cultura vinícola no país e aumentar o interesse e a procura pela bebida.

Segundo o IBOPE, o vinho ainda é a segunda bebida preferida pelos brasileiros, perdendo o primeiro lugar apenas para a cerveja. A região Sul é a que mais consome vinho (dando preferência para o tinto) e o lugar em que mais se consome a bebida é em suas próprias casas, em comemorações entre amigos.

Diversas regiões investem na produção do vinho, conheça agora algumas delas. Vale a pena experimentar um pouco da grande cultura dos vinhos no Brasil:

Vinhos tintos

  1. Anima Vitis Boscato – Região Gaúcha
  2. Salton Volpi Merlot – Região Gaúcha
  3. Quinta do Seival Castas Portuguesas Miolo – Candiota/RS
  4. Quinta da Neve Pinot Noir – São Joaquim/SC
  5.  Villa Francioni – São Joaquim/SC

Vinhos Brancos

  1. Salton Virtude  – Região Gaúcha
  2. Casa Valduga Leopoldina Chardonnay –  Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul
  3. Sanjo Núbio Sauvignon Blanc – São Joaquim/SC
  4. Pizzato Chardonnay – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves/RS
  5. Miolo Alvarinho – Região Gaúcha

Agora que você conhece o que nosso país pode oferecer em termos de vinhos, experimente um pouco mais das opções nacionais, assim você descobrirá que brasileiro também sabe produzir vinho. Garantimos que você vai se surpreender!

Foto: Vinhosdeprovence | https://goo.gl/sl8SLH 

Publicidade