Vinhos como tema de escola de samba

Artigos de vinhos Vinhos

admin

5 de fevereiro de 2016

O vinho fez a alegria de muitos foliões e se transformou até mesmo em enredo de escola de samba! A bebida dos deuses foi homenageada e desfilou sobre o Sambódromo, abrindo alas para contar toda sua história e importância cultural. Convidamos você a conhecer e assistir conosco, de camarote, o grande desfile dos vinhos como tema de escola de samba.

vinhos como tema de escola de samba

Vinhos como tema de escola de samba?

O vinho caiu no samba e virou até enredo para escola de samba. A sortuda foi uma das mais premiadas em São Paulo: a Vai-Vai, que, em 2013, trouxe ao Sambódromo do Anhembi a cultura do vinho como tema, abordando a importância dos vinhos brasileiros, sob o enredo “Sangue da Terra”.

Toda esta estrutura e junção de temas contou com um parceiro muito especial: o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), que, junto com a Vai-Vai, mostraram ao público brasileiro o valor que os vinhos nacionais possuem e que não são apenas destinados a ocasiões especiais, simbolizando apenas vaidade e luxo, mas sim que podem ser consumidos a qualquer momento e harmonizados com diversos pratos da culinária brasileira. Foi justamente através do samba que encontraram uma forma de convencer o Brasil sobre esta necessidade de mudança no comportamento. Até mesmo uma campanha foi lançada pelo Ibravin: “Seja original, beba vinho no Carnaval”.

A escola de samba não desfilou apenas, ela também realizou projetos para disseminar ainda mais os vinhos brasileiros. Um deles foi a venda de vinhos em embalagens cartonadas a preços bem acessíveis, mais baratos até mesmo que uma lata de cerveja. Outra ação foi a distribuição de cartas de vinhos nas feijoadas promovidas pela escola de samba – até mesmo espumantes foram divulgados nos camarotes nos dias do desfile.

O vinho realmente entrou na vida desses organizadores e, antes mesmo da definição do enredo, muitas vinhas foram visitadas no Brasil, como a vinícola da Serra Gaúcha, uma das principais no país. Assim, uma longa pesquisa foi desenvolvida sobre a origem do vinho e todo o seu tratamento realizado.

Mesmo com todo este investimento e inovação, a escola de samba Vai-Vai não foi premiada no Carnaval. Todos nós sabemos, entretanto, que falar sobre a cultura do vinho e desenvolver uma proposta de conscientização sobre esta bebida tão sedutora já é uma vitória que poucos conseguiriam.

Publicidade