A origem do sorvete

Artigos sobre sorvetes Sorvetes

admin

16 de maio de 2016

Seja ele no cone, na casquinha ou no copo, o sorvete é desejado no mundo todo e, antes mesmo da invenção da geladeira, esta sobremesa gelada já estava presente nos dias mais quentes. Por isso mesmo vamos esfriar um pouco as coisas, contando a você a deliciosa origem do sorvete.

a_origem_do_sorvete

O sorvete é a companhia ideal nos dias quentes, mas você já se perguntou qual a origem do sorvete? Esta história é mais antiga do que imaginamos!

O sorvete sempre foi um alimento que o mundo apreciou, contudo, antigamente  seu consumo era exclusivo dos nobres, pois, por ser um produto que necessita ser preservado do calor, eram poucas as pessoas que tinham tais recursos antigamente.

A origem do sorvete é chinesa, isso mesmo! Seu primeiro preparo aconteceu a partir de uma sobremesa de leite com arroz que foi encontrada congelada na neve. Deste momento em diante, o sorvete atraiu curiosidade e interesse dos nobres que podiam comprar leite e conservar a neve em buracos feitos de madeira e revestidos de palha. A origem do sorvete também está ligada aos gregos e romanos, que adotaram esta prática misturando ao gelo outros elementos, como mel, nata, frutos secos e até coentro.

Desde a origem do sorvete, vários países se renderam ao seu sabor ao longo do tempo, repassando a receita para várias gerações. O embaixador Marco Polo, que realizava muitas viagens pelo mundo durante o século XIII, foi o responsável por levar o sorvete da China para a Itália. A novidade, ao chegar até o cozinheiro da princesa Catarina de Médici, fez grande sucesso no país entre as classes mais elevadas, tornando-se a sobremesa oficial da realeza. Quando Catarina casou-se com o rei francês Henrique II, levou vários cozinheiros de seu reino e, junto, sua paixão pelo sorvete, tornando esta receita uma sobremesa gelada desejada por todas as classes sociais da França.

A partir da origem do sorvete, as sorveterias que foram sendo abertas estabeleciam horários adequados para o consumo, devido à necessidade de conservar melhor o sorvete, e até mulheres que então eram proibidas de frequentarem confeitarias e bares, estavam presentes nas imensas filas que se formavam nas sorveterias.

O desenvolvimento do sorvete foi maior nos Estados Unidos, pois foi o primeiro país a construir uma fábrica dele e a criar os famosos estilos de sorvete, como o sundae (que naquela época era servido apenas aos domingos), o banana split e o ice cream soda. No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro em 1942, foi aberta a primeira fábrica, chamada Eski-bon, que trocou seu nome para Kibon alguns anos depois, em 1960.

Agora que você já conhece a origem do sorvete, pode se perguntar como uma receita a base de gelo conseguiu mudar os rumos da civilização? Hoje o sorvete é universal – e até mesmo cultural – e continua sendo a sobremesa preferida entre crianças e adultos nos dias quentes de verão.

Publicidade