Tipos de queijos holandeses
Você sabia que o queijo Gouda é tipicamente holandês? Como este é um dos queijos mais apreciados pelo mundo, fica fácil encontrar diversas cópias, ou melhor, versões, deles ocupando as prateleiras brasileiras. Contudo, não se engane! Vamos conhecer sua origem e aproveitar o momento para conferir s principais tipos de queijos holandeses.
Vamos começar este artigo falando de um assunto que derrete na boca – literalmente. Os queijos holandeses são conhecidos mundialmente, através de uma fama que dura aproximadamente oito séculos.
Por isso, não é atoa que a produção de queijos se tornou uma das principais atividades da Holanda, sendo possível encontrar um grande número de gados leiteiros pela região, deve ser por isso que as “vacas holandesas” são muito famosas. Além disto, devido as rigorosas regras impostas e seguidas, os queijos holandeses são fabricados com excelente padrão de qualidade, e muitos deles ainda são produzidos a partir de métodos manuais.
O Gouda, sem dúvidas, é um dos queijos holandeses mais conhecidos, ficando atrás apenas do Edam – outra iguaria muito apreciada pelo mundo. Vale ressaltar que, cerca de dois terços de todo queijo vendido na Holanda é do tipo Gouda, por isso, podemos encontrar algumas variações da receita vendidas pelos seus produtores, preservando algumas características como sua forma circular, cremosidade e seus furinhos charmosos. Produzido na cidade de Gouda, próxima de Amsterdan, este queijo é apreciado nos quatro cantos do mundo, assim como copiado também!
Mas o Gouda não é o único que faz sucesso por estas terras. Além dele, existem outros queijos holandeses que são capazes de conquistar qualquer paladar. Vamos conhecer algumas variedades?
⇨ Edam
Apesar de ser bastante gorduroso, este queijo é facilmente reconhecido pela sua embalagem de celofane vermelho. Porém, seu sabor picante e seco também é alvo de muitos paladares que apreciam estas peculiaridades.
⇨ Leiden
Você já ouviu falar neste queijo? Produzido com leite de vaca coado, por isso, tem menor teor de gordura. Além disso, o Leiden também é bastante picante e chega a lembrar até mesmo um queijo Gouda, mas não se engane com as aparências, este queijo pode ser produzido com algumas especiarias, como alcaravia e sementes de cominho.
⇨ Maasdammer
O nome pode parecer estranho, mas este queijo também é muito apreciado nesta região, principalmente nos mercados de queijos. Com forma de domo, o Maasdammer tem sabor de nozes e grandes buracos, você também pode aproveitar a ocasião e experimentar o Leerdammer ou Maasdam.
⇨ Boerenkaas
Produzido com leite natural, esta iguaria é um típico queijo artesanal, já que para produzi-lo, é necessário utilizar o leite das vacas vindas da própria fazenda e não misturá-lo com mais de três opções de outras fazendas. Interessante não?
Por que você não aproveita todas essas informações sobre os queijos holandeses e já marca uma viagem para conhecer os famosos mercados de queijos? Garantimos que esta experiência será inesquecível!