Queijos italianos especiais
Quem diria que a Itália produz mais de 100 variedades de queijos? Mamma Mia, tem muçarela, parmesão, provolone, gorgonzola… Certamente você já consumiu alguns destes queijos italianos sem saber suas verdadeiras origens, mas “Tutto a posto” (tudo bem), sempre temos um lugar reservado para você em nossa mesa!
Os queijos italianos fazem sucesso no mundo todo, esta é uma herança deixada por eles que tornaram o queijo um dos alimentos mais importantes de toda a Itália.
E acredite, todos os queijos produzidos neste país recebem uma atenção especial em seu tratamento, desde a ordenha até chegar em nossas mesas, isso contribui para que a Itália produza, anualmente, mais de 900 mil toneladas de queijo, com 100 tipos diferentes.
Além de atraentes e perfumados, as variedades destes queijos italianos são preferências entre os paladares do mundo todo. Você mesmo deve consumir estes queijos sem saber da sua origem, mas confira abaixo alguns destes famosos e encantadores queijos:
- O queijo Muçarela é mundialmente conhecido, sua produção é feita principalmente no sul da Itália, possui textura macia e é suave, fabricado normalmente com leite de vaca, sendo o queijo mais utilizado em pizzas.
- O queijo Parmesão é um queijo com uma consistência mais dura e seca, possui cor amarelada e sabor salgado, levemente picante.
- O queijo Provolone é produzido principalmente nas regiões de Lombardia e Veneto, ele é mais compacto e duro, considerado um queijo semiduro de cor amarelada.
- O Grana Padano é um dos queijos italianos mais consumidos no mundo, contém características peculiares por ser granulado e quebrar com facilidade, normalmente seu formato é redondo e pode pesar até 40 quilos.
- O queijo Gorgonzola é fabricado com leite de vaca, possuindo massa cremosa e sabor agradável. O Gorgonzola é um queijo azul. Em seu processo de produção, são adicionados fungos, que possibilitam o aparecimento de veias azuis, além de todo sabor especial que ele possui.
- O Parmigiano Reggiano é um queijo italiano que não passa por nenhum tipo de tratamento em sua produção, sempre feito com leite fresco, sem outras adições. Sua receita é a mesma há 9 séculos e são usados até 16 litros de leite para se produzir apenas 1 quilo de queijo.
- O Pecorino Romano é um dos queijos italianos mais antigos conhecidos, é produzido com leite de ovelha, contém sabor aromático e picante.
Há outros tipos de queijos italianos famosos, como o Caciocavallo, um queijo curioso em todos os seus aspectos, acostumado a ser amarrado por um barbante, chegando a pesar até 2 quilos, e o queijo Quartirolo, que contém uma textura suave e macia e sua crosta é rugosa, onde há desenvolvimento de mofo.