Como harmonizar queijos com vinhos?

Curiosidades sobre queijos Queijos

admin

22 de fevereiro de 2016

Hoje o nosso encontro acontece em uma deliciosa degustação de queijos com vinhos, um gesto que começou na França e cativou o mundo todo. A ousadia de combinar estas duas iguarias revelam uma verdadeira experiência de sabores.

queijos_com_vinhos

Os queijos são saborosos ingredientes servidos em vários pratos da nossa culinária, eles podem estar presentes antes das refeições – como aperitivos – ou nas sobremesas. Entre tantas possibilidades, o ideal é sempre fazer a combinação certa, escolhendo os vinhos adequados, para obter uma harmonização prazerosa de sabores. Por isso, siga nossas dicas e acompanhe as melhores combinações que podem ser feitas com estas maravilhas da nossa gastronomia.

Os queijos com vinhos combinam por fatores ligados a própria composição, ou seja, o salgado do queijo age na redução da acidez provocada pelo vinho, além de proporcionar uma combinação saborosa em nosso paladar, contudo esta experiência gastronômica só é possível graças a presença de uma substância chamada “Umami“, encontrada em outros alimentos – como carnes e peixes -, que permite ao nosso paladar sentir os gostos básicos e as diferenças dos alimentos na degustação.

Cada queijo e vinho possuem características que podem variar, abaixo algumas dicas para você que deseja montar uma noite especial com degustação de queijos com vinhos:

  • Queijo Brie: Este queijo possui casca e massa branca e cremosa, combina com vinhos brancos, como  Chardonnay, e vinho tinto Shiraz.
  • Queijo Emmental: Sua massa é amarela clara, possui uma textura macia e sabor adocicado. Este queijo combina com vinhos tintos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
  • Queijo Gorgonzola: Este queijo possui a massa cremosa, ou até mesmo quebradiça, e seu sabor é salgado. Combina com vinho tinto encorpado, como o San Giovese.
  • Queijo Gruyére: Sua textura é macia, contém a massa amarela clara, com sabor adocicado. Combina com vinho tinto Shiraz ou um Moscato.
  • Queijo Parmesão: Este queijo contém textura firme e seu sabor é picante e ligeiramente salgado. Combina com vinho tinto Cabernet Sauvignon.
  • Queijo Camembert: Este queijo tem massa branca e cremosa. Combina com  vinho tinto Shiraz ou vinho branco Chardonnay.
  • Queijo Provolone: Este queijo contém massa amarela clara, seu sabor é defumado e picante. Combina com vinhos tintos Pinot Noir e San Giovese.
  • Queijo Roquefort: É um queijo levemente cremoso e úmido. Combina com vinho branco do tipo Semmilon Late Harvest ou Moscato.

Através desta união de queijos com vinhos, apenas sabores inesquecíveis poderão surgir! Aproveite todos eles!

Publicidade