Como harmonizar queijos com vinhos?
Hoje o nosso encontro acontece em uma deliciosa degustação de queijos com vinhos, um gesto que começou na França e cativou o mundo todo. A ousadia de combinar estas duas iguarias revelam uma verdadeira experiência de sabores.
Os queijos são saborosos ingredientes servidos em vários pratos da nossa culinária, eles podem estar presentes antes das refeições – como aperitivos – ou nas sobremesas. Entre tantas possibilidades, o ideal é sempre fazer a combinação certa, escolhendo os vinhos adequados, para obter uma harmonização prazerosa de sabores. Por isso, siga nossas dicas e acompanhe as melhores combinações que podem ser feitas com estas maravilhas da nossa gastronomia.
Os queijos com vinhos combinam por fatores ligados a própria composição, ou seja, o salgado do queijo age na redução da acidez provocada pelo vinho, além de proporcionar uma combinação saborosa em nosso paladar, contudo esta experiência gastronômica só é possível graças a presença de uma substância chamada “Umami“, encontrada em outros alimentos – como carnes e peixes -, que permite ao nosso paladar sentir os gostos básicos e as diferenças dos alimentos na degustação.
Cada queijo e vinho possuem características que podem variar, abaixo algumas dicas para você que deseja montar uma noite especial com degustação de queijos com vinhos:
- Queijo Brie: Este queijo possui casca e massa branca e cremosa, combina com vinhos brancos, como Chardonnay, e vinho tinto Shiraz.
- Queijo Emmental: Sua massa é amarela clara, possui uma textura macia e sabor adocicado. Este queijo combina com vinhos tintos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
- Queijo Gorgonzola: Este queijo possui a massa cremosa, ou até mesmo quebradiça, e seu sabor é salgado. Combina com vinho tinto encorpado, como o San Giovese.
- Queijo Gruyére: Sua textura é macia, contém a massa amarela clara, com sabor adocicado. Combina com vinho tinto Shiraz ou um Moscato.
- Queijo Parmesão: Este queijo contém textura firme e seu sabor é picante e ligeiramente salgado. Combina com vinho tinto Cabernet Sauvignon.
- Queijo Camembert: Este queijo tem massa branca e cremosa. Combina com vinho tinto Shiraz ou vinho branco Chardonnay.
- Queijo Provolone: Este queijo contém massa amarela clara, seu sabor é defumado e picante. Combina com vinhos tintos Pinot Noir e San Giovese.
- Queijo Roquefort: É um queijo levemente cremoso e úmido. Combina com vinho branco do tipo Semmilon Late Harvest ou Moscato.
Através desta união de queijos com vinhos, apenas sabores inesquecíveis poderão surgir! Aproveite todos eles!