A variedade dos queijos portugueses
Você já experimentou um queijo lusitano? Com certeza sim, mas para quem não conhece esses famosos queijos portugueses, não sabe o que está perdendo! Queijos com nomes de aves, animais e até santos, e com um sabor inconfundível e uma qualidade invejável. Venha experimentar!
A tradição queijeira sempre esteve presente entre os portugueses, sendo um país conhecido pela dedicação de manter a atividade pastoreira, uma das principais em quase toda a região. A diversidade destas regiões, permite uma produção variável de queijos portugueses, fabricados principalmente a partir do leite de ovelha, cabra, vaca e também da mistura deles.
O queijo é um patrimônio cultural do país, e sua importância se destaca na preocupação que os portugueses mantém quanto a tradição e qualidade. Com toda esta preocupação, surgiram as “Denominações de Origem Protegida“, assim como a “Indicação Geográfica“, categorias que determinam os ingredientes e os métodos que devem ser utilizados na produção dos queijos portugueses. Temos como exemplo os queijos de cabra transmontados, que devem ser curados a extraduro e, apenas podem ser produzidos nas regiões de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, entre outras localidades.
Os queijos portugueses produzidos são todos artesanais, sendo o queijo Flamengo o mais consumido de todo país, em média 62.8% da população é apaixonada por esta iguaria. Já os queijos frescos são consumidos por 17,1% em comparação ao queijos de leite de ovelhas, que são consumidos por 12,3% pelos portugueses.
Conheça agora outros tipos de queijos portugueses que são produzidos neste grande país tradicional:
Flamengo: Apresenta forma arredondada de cor amarela, feito com leite de vaca.
Cabra Transmontano: Um queijo curado produzido com leite cru de cabra, com aroma forte e ligeiramente picante.
Castelo Branco: Este queijo é produzido com leite de ovelha de pasta semidura, possui aroma e sabor acentuados.
Serpa: Fabricado com leite de ovelha de pasta semi-mole amanteigada, possui um aroma intenso e sabor picante.
Serra da Estrela: Também é produzido com leite de ovelha, seu aroma é intenso e com sabor forte, ligeiramente acidulado.
Évora: Queijo feito com leite cru de ovelha, sabor ligeiramente picante e salgado.
São Jorge: Fabricado com leite de vaca, pasta dura ou semi-dura, possui aroma forte e sabor picante.
Aproveite para escolher os seus queijos portugueses preferidos e se prepare para montar aquele prato especial, que só você mesmo sabe fazer!