10 queijos do Brasil que são presença obrigatória na sua mesa
Seja por falta de conhecimento ou divulgação, encontrar uma mesa cheia de queijos do Brasil tornou-se uma verdadeira miragem. O que muita gente não sabe é que os queijos são uma parte cultural do nosso país, por isso, não vale a pena desperdiçá-los cedendo espaço em nossa mesa apenas para os queijos estrangeiros. Quer desfazer essa injustiça? Ainda dá tempo basta conferir nosso post!
Fonte: https://goo.gl/Ar6EAO
Quando o assunto são os queijos do Brasil, o único estado que vem a nossa mente é Minas Gerais. Apesar do nosso país ter 26 estados e um distrito federal, os mineiros levam toda a fama, mas vale a pena saber que eles não são os únicos que sabem produzir um bom queijo à moda brasileira.
Para aqueles que ainda não sabem, o Brasil é um grande produtor de queijos, no entanto, nem sempre conseguimos conhecer nossas próprias riquezas culturais, devido a imensidão deste território. Pensando nisso, folheamos algumas páginas do livro “Queijos do Brasil e do Mundo” do autor José Osvaldo do Amarante, e descobrimos que existem saborosas opções de queijos nacionais que deveriam ser presença obrigatória na mesa dos brasileiros.
Quer descobrir mais sobre os queijos do Brasil? Confira nossa seleção especial e reserve espaço na sua mesa para experimentar, ao menos, um pedaço desses queijos!
EXTRA CURADO
Com textura quebradiça e produzido em Chapecó, Santa Catarina, este queijo de leite cru de ovelha proporciona sabores bastante interessantes ao nosso paladar. Nele você encontrará notas picantes e adocicadas, sem perder o típico gostinho salgado.
GIRAMUNDO
Natural de Itapetininga, São Paulo, este queijo paulista apresenta características peculiares. Sua casca vermelha lavada com beterraba, é a companhia ideal para uma goiaba.
JOANINHA
Vindo da cidade de Joanópolis, São Paulo, este queijo de nome engraçado pode ainda te surpreender em outros aspectos. Produzido com 50% leite de cabra e 50% leite de búfala, sua maturação é realizada dentro de uma caverna. Após 60 dias, o resultado final é um queijo leve, doce e com um toque picante irresistível.
MIMO DA TERRA
Ele até lembra um queijo francês, apesar de ser inspirado em uma receita francesa. Mas não se engane: ele é totalmente paulista! Produzido em Natividade da Serra, o Mimo da Terra tem o próprio mofo trazido da França, porém, seu interior cremoso revela traços brasileiros autênticos.
OVELHA DAS VERTENTES
Nome completo e degustação mais ainda. O Ovelha das Vertentes é um queijo mineiro, vindo de Itapecerica e fabricado com leite cru de ovelha, como você já deveria ter imaginado. No entanto, seus sabores podem se confundir na boca, apresentando aos poucos toques de picância e amargor.
CUESTA
Este é um queijo paulista de fácil degustação. Fabricado na cidade de Pardinho, o Cuesta tem sabor amanteigado e doce e também cremoso, a combinação perfeita para qualquer ocasião.
PARMESÃO DE ALAGOA
Esta não é uma nova versão do parmesão italiano. Apesar do nome, este queijo mineiro fabricado na cidade de Alagoa, Minas Gerais, tem características bem distintas, você perceberá isso exatamente nos sabores, já que ele é picante e bastante potente.
RACLETTE MINEIRO
Este nome te lembra algo? Sim, a inspiração pela receita suíça foi primordial para a criação deste queijo mineiro de Almenara. Seu aroma é bem simples, mas você ainda pode encontrar sabores complexos na degustação.
VENDA NOVA
Dizem que este queijo vindo do Espírito Santo, da cidade de Venda Nova do Imigrante, é a combinação ideal para um café mineirinho. Com boa acidez e bem equilibrado, o Venda Nova é um queijo de mesa bem fácil de ser degustado!
SERRANO
Vamos encerrar a lista com um autêntico queijo gaúcho, o Serrano, produzido em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, é um dos mais apreciados e comentados no livro “Queijos do Brasil e do Mundo”. A degustação lembra toques de azeite, ainda que a receita não tenha esse ingrediente.
Agora, sua mesa está pronta para receber os queijos do Brasil! Escolha quais serão os primeiros queijos a experimentar e depois nos conte o que achou!