A origem do chocolate
As combinações são muitas: tortas, bolos, sorvetes, mousses e várias outras sobremesas que exploram seu sabor, mas a origem do chocolate não pode ser encontrada em qualquer livro de receitas, por isso mesmo convidamos você a conhecer conosco sua doce e irresistível história.
Não há um registro concreto sobre a origem do chocolate, mas algo temos certeza: ele é um produto que veio pra ficar e conquistar toda a humanidade, tudo isto a partir de uma semente. O cacau, a matéria prima do chocolate, pertence a uma delicada árvore chamada cacaueiro, ele é encontrado no interior dos frutos desta curiosa árvore.
As primeiras sementes de cacau foram trazidas por viajantes comerciais na América Central, sua forma inicial era uma pasta misturada com pimenta e farinha de milho, que era destinado apenas a mulheres, sacerdotes e nobres.
Desde a origem do chocolate, ele se tornou em uma importante moeda de troca entre as negociações da época, ao longo do tempo, vários povos ajudaram a aperfeiçoar ainda mais esta iguaria, criando novas receitas e formatos. Os astecas foram os primeiros povos a adicionar açúcar ao chocolate, seu sabor que já era muito apreciado na época, fez um sucesso ainda maior. O chocolate em pó apenas surgiu em 1828, quando Coenraad Johannes Van Houten inventou uma máquina para extrair a manteiga do cacau, já as famosas barras de chocolates só foram inventadas 20 anos depois pelos ingleses, facilitando ainda mais seu transporte.
O chocolate sempre foi um produto no qual o homem explorou suas combinações – e ainda explora -, adicionando ingredientes que criassem uma boa harmonização como vinho, cerveja e outras especiarias. Mas foram os suíços que tiveram a ideia revolucionária de misturar leite no cacau, tornando a receita uma das melhores e mais comuns nos dias de hoje.
Contar a origem do chocolate é uma experiência, sem dúvidas, saborosa. Vale lembrar que estes foram os primeiros passos de um produto que conquistou a todos através de uma semente, tornando o mundo mais doce através de um sabor que derrete na boca.