O chocolate na gravidez

Chocolates Curiosidades sobre chocolates

admin

2 de maio de 2016

A gravidez é um momento muito especial e alguns cuidados sempre são necessários para que tudo ocorra bem e o grande momento chegue logo! Nesse período, alguns alimentos devem ser evitados e outros introduzidos no cardápio. Mas a pergunta que não quer calar: e o chocolate na gravidez? Sabemos que o momento é de ansiedade, então vamos logo esclarecer estas dúvidas, pois, acima de tudo, uma gestante bem informada é uma gestante tranquila!

chocolate na gravidez

A gravidez é um dos momentos mais esperados na vida de uma mulher, neste período algumas mudanças são necessárias e outros hábitos precisam ser adotados com maior frequência. A grande dúvida que circula entre as futuras mamães está relacionado ao grande amigo da ansiedade: o chocolate na gravidez é indicado?

O chocolate é um doce muito procurado pelas gestantes, mas existem algumas regras básicas a serem aprendidas, para que esta iguaria tão cobiçada apenas traga benefícios e não comprometa a saúde das futuras mamães!

Vamos começar pelos alertas que todas as mamães precisam saber sobre o chocolate na gravidez. Para as grávidas que já possuem sobrepeso, precisam evitar o consumo de chocolates, já que este produto é bastante calórico com altas concentrações de gorduras, o que pode prejudicar o pré-natal.

No entanto, mesmo para as gestantes que consomem o chocolate na gravidez em exagero precisam controlar seus impulsos, pois grandes quantidades de açúcar e gordura trazem alguns sintomas indesejáveis, como azias e enjoos. Mas estes sintomas não acontecem com todas as grávidas, já que os metabolismos se diferenciam. Outro alerta é para as gestantes que são diabéticas, mesmo que já estão acostumadas a evitar certos tipos de doces, o chocolate precisa ser eliminado definitavamente da lista de desejos, pois a gordura do cacau causa resistência a insulina, o que compromete a saúde da mãe e do bebê.

Mas nem tudo são notícias ruins, o chocolate na gravidez também oferece muitas vantagens para a gestação, se consumido moderamente. Você já deve ter escutado que comer chocolate melhora o humor, devido a presença de uma substância chamada serotonina, porém, o mais interessante é que existem estudos que afirmam que as propriedades do chocolate conseguem penetrar através da placenta e favorecer o comportamento do bebê.

Além disto, o chocolate previne a hipertensão, auxiliando na redução da pressão sanguínea em até 2%, contudo, o mais recomendado é consumir até 30 gramas de chocolate amargo por  dia – o que é equivalente a um bombom. Vale lembrar que quanto mais cacau tiver o chocolate, mais propriedades nutricionais ele terá, o que beneficia o bom funcionamento da gestação, então é bom evitar chocolates brancos, pois são ricos em gorduras hidrogenadas e não oferecem grandes vantagens. Outros chocolates que devem ser evitados são os diets, pois mesmo que não contenham açúcares, podem ser bem mais calóricos do que outros comuns.

O chocolate na gravidez é um dos melhores amigos das futuras mamães, mas para que ele apenas ofereça benefícios, opte pela degustação após as refeições, quando a fome está mais controlada e não existem tantos perigos de exagerar no consumo.

Agora que já sabe dos prós e contras do chocolate na gravidez, pode respirar aliviada e degustar sem receios aquele delicioso pedaço – mas com moderação!

Publicidade