Como surgiu o Petit Gâteau?
Imagina um bolo macio de chocolate, que quando partido esconde uma deliciosa calda em seu interior. Imaginou? Então, agora coloque uma bola de sorvete de creme para acompanhar este prato. Gostou da ideia? Temos certeza que sim, por isso, convidamos você a descobrir a origem do petit gâteau e aprender como fazer esta saborosa receita!
O petit gâteau se tornou uma das sobremesas mais conhecidas pelo mundo, marcando presença obrigatória no cardápio dos melhores restaurantes. Seu nome é de origem francesa e quer dizer “pequeno bolo”, no entanto, você já parou para pensar como ele surgiu?
Existem duas versões que explicam o surgimento do petit gâteau, uma americana e uma francesa. Segundos os americanos, um chef de cozinha aqueceu demais o forno, permitindo que o “bolinho” não assasse completamente, já os franceses afirmam que a invenção pertence ao chef Jean-Georges Vongerichten, que errou na quantidade de farinha e obteve o famoso bolinho.
Apesar das suas versões, podemos concluir que esta sobremesa surgiu a partir de um erro, tornando-se um dos erros mais saborosos que o mundo conheceu. Talvez este seja o motivo que levou outros chefs a aperfeiçoarem a receita, incorporando outros elementos que deixassem o petit gâteau ainda mais perfeito. Sim, estamos falando do chocolate e sorvete.
No entanto, o Brasil apenas teve oportunidade de conhecer a receita através de dois grandes chef’s franceses: Erick Jacquin e Michel Brás, pioneiros na produção destes bolinhos em alguns restaurantes em São Paulo. Por isso, já podemos imaginar o grande sucesso que fez, simplesmente nós, brasileiros, amamos a combinação.
Se assim como o resto do planeta terra, você também é fã desta delicia, aprenda agora uma receita tradicional bem fácil de fazer:
INGREDIENTES
- 250 gramas de chocolate meio amargo
- 250 gramas de manteiga (sem sal)
- 170 gramas de açúcar
- 5 gemas e 5 claras de ovos
- 100 gramas de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
O primeiro passo é derreter o chocolate amargo em banho maria. Depois, bata as gemas com o açúcar até virar uma gemada clara. Agora acrescente a manteiga e bata novamente até ficar cremoso, adicionando em seguida o chocolate nas gemas batidas. Após esse processo, coloque a farinha de trigo.
Por último, bata as claras em neve e junte a mistura. Lembre-se de untar as formas com manteiga e farinha de trigo e deixar o forno bem quente (acima dos 220 graus), já que a massa precisa permanecer dentro dele entre 8 a 12 minutos.
Anotou tudo direitinho? Então agora que já você conhece sua origem, pode aproveitar seu petit gâteau com muito mais sabor! Mas não se esqueça de colocar o sorvete heim!
Fonte receita: Petitgastro