Chocolate gourmet
O que já era perfeito, conseguiu ficar melhor ainda. E neste dia apresentamos uma versão ainda mais deliciosa: o chocolate gourmet. Uma classificação que antes pertencia somente aos vinhos, queijos e cervejas, hoje já faz parte do universo do cacau. E quem está ansioso pra conhecer esta novidade é, sem dúvidas, o nosso paladar.
O chocolate gourmet é capaz de transformar qualquer receita em uma verdadeira obra-prima, além da exclusividade oferecida para seus consumidores, com seus ingredientes selecionados e delicados, proporcionando também maiores benefícios para nossa saúde, devido a alta concentração do cacau, por este motivo são vendidos a preços diferenciados dos chocolates comuns.
O chocolate gourmet é representado por várias marcas de luxo, são sempre personalizados com decorações exclusivas, acompanhando uma tendência do próprio mercado, a de consumidores que estão exigindo novas alternativas e sofisticando cada vez mais seus gostos.
Para que um chocolate possa ser realmente gourmet, ele deve conter no mínimo 40% de cacau em sua composição, além de outros atrativos que também possam oferecer aos seus consumidores. Em média, uma plantação de cacau reserva 2% de toda sua área para o cultivo exclusivo do chocolate gourmet, mantendo sempre cuidados rigorosos com este plantio, selecionando ingredientes de altíssima qualidade, por isso a produção deste tipo de chocolate é sempre em quantidade menor, o que aumenta seu preço final.
As empresas estão acompanhando a nova tendência do momento: a fabricação do chocolate gourmet, uma estratégia que oferece, acima de tudo, produtos compatíveis com marcas de empresas internacionais. O resultado de tudo isso é a constatação que algumas empresas já obtiveram perante o consumo destes chocolates, que não se trata apenas de uma fase ou modismo, mas sim uma alternativa para um público que está se tornando cada vez mais exigente.
Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados), o mercado de chocolates gourmet vêm crescendo até 3 vezes mais do que o esperado, onde 2% do mercado total já pertence a produção gourmet. Além de todo este desenvolvimento, o aumento de poder da classe C acelerou as vendas, pois, o que antes era inacessível, hoje já se torna possível: a aquisição dos chocolates finos, mesmo com os preços ainda maiores, em comparação aos chocolates comuns.
Cada vez mais encontramos nas ruas lojas especializadas em chocolates, oferecendo sempre novidades neste segmento e consumidores seduzidos pela personalização deste produto, mudando seus hábitos e exigindo sempre estilos diferenciados com qualidade.
E você, já experimentou o seu chocolate gourmet?