O mercado das cervejas artesanais
Tem gente trocando as cervejas estupidamente geladas e os rótulos monótonos por opções mais saborosas e embalagens mais sofisticadas – vantagens encontradas apenas em cervejas especiais! Cada vez mais o mercado das cervejas artesanais oferece ao consumidor o contato com bebidas de qualidade e, acredite, a campanha: beba menos, mas beba melhor, não é apenas uma estratégia de marketing!
O mercado das cervejas artesanais atende um público ainda mais exigente, que anseia por produtos de boa qualidade e que acompanha as novidades no cenário das cervejas.
O investimento das empresas parte do desafio de converter a preferência por marcas massificadas, para a escolha de produtos com ingredientes selecionados, ou seja, as cervejas especiais. Nos Estados Unidos, as cervejas artesanais já se destacam mais, e são responsáveis por garantir mais 100 mil empregos no país, sendo que 409 empresas já funcionam com investimentos voltados exclusivamente para as cervejas artesanais, tendo como resposta a cada ano, um percentual de 02% de crescimento e faturando até 10 milhões de reais por ano.
Mesmo que o mercado das cervejas artesanais esteja em expansão, as empresas brasileiras buscam cada vez mais impulsionar o consumidor a conhecer as cervejas especiais, principalmente em nichos específicos e destinados para um público que busca, na cerveja, novas experiências e composições.
As micro-cervejarias garantem um espaço significativo nesta transição, aproveitando o aumento das classes A e B e acompanhando exigências por produtos de qualidade, a previsão é que nos próximos 10 anos, as micro-cervejarias faturem o dobro em comparação ao ano de 2014.
As expectativas são as melhores para os pequenos e grandes investidores, vários países, inclusive o Brasil, oferecem grandes oportunidades para as micro-cervejarias serem reconhecidas mesmo em um mercado dominado por grandes cervejarias.
Todos estes indícios já indicam que estamos no caminho certo, e que o mercado das cervejas artesanais está conquistando país, como o Brasil – Já estando a um passo de substituir as famosas “cervejas estupidamente geladas”.