Harmonização de cerveja com hambúrguer

Cervejas Artesanais Dicas sobre cervejas

admin

18 de abril de 2016

Cerveja com hambúrguer. Só de pensar nestes dois personagens juntos, a boca enche de água, o estômago ronca e a cabeça não para de imaginar os sabores. Sinto lhe informar, mas estes sintomas apenas querem dizer uma coisa: vontade de devorar um sanduba acompanhado de uma bela cerveja artesanal! Acertamos? Então, venha conferir quais são as melhores combinações para sua degustação!

cerveja com hambúrguer

Você já tentou harmonizar cerveja com hambúrguer?

Já sabemos que a cerveja é uma bebida milenar, a qual era conhecida pelo nome de “pão líquido”. Coincidência ou não, os primeiros hambúrgueres foram degustados por marinheiros que aproveitavam os restos de carne junto ao pão, ainda quando estavam trabalhando no convés dos navios. No entanto, o hambúrguer chegou em terras americanas na metade do século XIX por alemães que desembarcavam com frequência no porto de Hamburgo (daí surgiu o nome!).

Apesar de terem seguido caminhos diferentes, o hambúrguer ter se tornado referência nos Estados Unidos, enquanto a cerveja se popularizou na Alemanha, existe algo em comum nesta história toda – além da existência de um pão. Quando combinados, estes dois personagens oferecem uma combinação de sabores e aromas, que apenas são descobertos quando estão presentes em uma mesma mesa.

Harmonizar cerveja com hambúrguer não é uma tarefa tão simples, já somos bem íntimos da combinação de cerveja e churrasco, porém quando o assunto são os hambúrgueres, é necessário um cuidado ainda mais especial. Devido ao excessivo uso de temperos, saladas e variados ingredientes, os sandubas precisam ser acompanhados por cervejas artesanais que possam oferecer um complemento a mais na degustação.

E não pense que este casamento não é famoso pelo mundo, aqui no Brasil é possível encontrar diversos festivais gastronômicos, como O Burguer & Beer Festival, que aconteceu recentemente em Ponta Grossa, no estado do Paraná. O evento contou com a participação de sete cervejarias da região, além das deliciosas opções de hambúrgueres disponíveis no cardápio.

E, só de falar neste assunto, já conseguimos imaginar uma bela degustação de cerveja com hambúrguer. Então, antes que nosso estômago comece a reclamar, vamos conferir quais são as melhores combinações entre estes dois importantes personagens da gastronomia:

 

Hambúrguer de rúcula com mostarda

Para degustar esta opção de hambúrguer, dê preferência a cerveja Dundee India Pale Ale, originária de Nova York. A combinação com esta bebida permite que o amargor da mostarda e da rúcula se contrastem com o amargo da cerveja, oferecendo uma explosão de sabores na boca. Além disto, este sanduíche é a opção ideal para combinar com a carbonatação de uma excelente IPA Americana.

 

Hambúrguer tradicional de carne

A velha combinação de carne no pão e alguns condimentos é clássica! Por isso, vamos listar duas cervejas que vão descer muito bem com este prato. A Colorado Indica, uma cerveja brasileira de Ribeirão Preto, possui um teor alcoólico mais elevado e amargor que combina perfeitamente com o pão e a carne. Além da Colorado, você também pode optar pela belga St. Bernardus Pater, uma cerveja de sabores maltados e notas frutadas de alta carbonatação, que vai elevar sua degustação a um nível superior de sabores.

 

Hambúrguer de carne seca

Para aproveitar todo o sabor da carne seca, saboreie seu hambúrguer ao lado de uma Session Porter, uma cerveja produzida pela cervejaria DUM, em comemoração aos 10 anos do Mestre-Cervejeiro. Esta bebida acompanha muito bem a carne seca, e uma dica é inserir queijo coalho para a degustação ser perfeita!

 

Hambúrguer com gorgonzola

Além do adorado queijo gorgonzola, você pode incrementar seu hambúrguer com presunto, alface e tomate, e aproveitar todo o sanduba com  a Schneider Weisse TAP6 “Aventinus, uma bebida alemã que vai aderir ao gorgonzola uma intensidade mais provocante.


Seguindo estas combinações de cerveja com hambúrguer, você terá uma explosão de sabores a cada mordida. Lembre-se que estas são apenas dicas, a melhor maneira de obter boas harmonizações é experimentando – mas sabemos que esta não será uma difícil missão!

Publicidade