Descubra como preparar um jantar com cervejas
Cerveja não é uma bebida exclusiva para os churrascos e confraternizações! Se você também não consegue se separar dela – assim como nós! – descubra em nossos artigos quais são os melhores rótulos para preparar um jantar, introduzindo as cervejas artesanais tanto nas entradas, prato principal e até mesmo sobremesas! Veja só!
O vinho não é mais a única opção para quem deseja preparar um jantar! Com o advento das cervejas artesanais, ficou mais fácil combinar os sabores e texturas e obter uma experiência agradável tanto com a bebida, quanto com a comida. Ao contrário do que muitos pensam, as cervejas não combinam unicamente com uma mesa de bar animada. Devido sua própria sofisticação e variedade, já podemos encontrar opções interessantes para combinar com as entradas, pratos principais e até mesmo sobremesas.
O segredo desta combinação é similar aos vinhos, as cervejas precisam combinar com as intensidades dos pratos, ou seja, uma entrada mais leve pede uma cerveja leve, um prato mais gorduroso exige uma cerveja mais encorpada. Essa exigência é seguida para que nem a cerveja ou o prato “roube” o sabor do outro, pois eles precisam estar em harmonia e não em conflito no seu estômago.
Então antes de tirar os pratos e talheres, veja como preparar um jantar com cervejas. Confira!
ENTRADAS
Existem vários tipos de entradas, desde os deliciosos petiscos até as sopas mais leves. Para que não erre na escolha, fique atento a nossas dicas e veja qual a melhor cerveja para cada ocasião. Por exemplo, se sua intenção é servir um salaminho ou presunto defumado, você precisará de uma cerveja com personalidade para acompanhar essa refeição mais pesada, na dúvida providencie uma Bierland, uma cerveja brasileira que vai deixar sua entrada inesquecível.
Mas se você optar por uma saladinha mais básica, a alemã Paulaner conseguirá dar conta do amargor das folhas. Por outro lado, a cerveja belga Leffe Blond será a melhor opção para uma sopa de mandioquinha ou abóbora, equilibrando melhor o adocicado com o amargor.
PRATO PRINCIPAL
Preparar um jantar sem carnes é quase um sacrilégio (isso não vale para os vegetarianos e afins, claro!), onde tem espaço para uma carne grelhada, também precisa de espaço para a belga Chinay. Por ser uma cerveja escura e forte, os sabores serão acentuados na própria degustação.
Para quem não dispensa um bom peixe, a dica é não servir uma cerveja muito encorpada para não “sumir” com o sabor do peixe. Nesse caso, indicamos uma cerveja de trigo, a americana Brooklyn, o que acha da ideia?
Agora vamos falar de outros pratos, como as massas, incluindo o famoso espaguete. Para essa opção de prato, indicamos a Brewdog, uma American IPA originária da Escócia. Mas se você decidir preparar um jantar oriental, pode apostar todas as fichas na brasileira Colorado Indica!
SOBREMESAS
O assunto ficou mais doce, então vamos aproveitar o momento para falar um pouco mais das sobremesas. Após experimentar tantos pratos salgados e cervejas, chegou a hora de preparar o paladar para uma torta de limão, que tal?
E para acompanhar esse doce cítrico, indicamos uma cerveja de trigo e nada melhor do que a brasileira Backer 3 Lobos Exterminador. Contudo, se você incluir chocolate na sobremesa, não se esqueça de harmonizar com uma cerveja escura e que também leva cacau em sua composição. É claro que estamos falando de outra brasileira, a Wäls Petroleum.
Acho que com essas opções seu cardápio está completo! Viu como é fácil preparar um jantar e ainda ter como convidadas especiais as cervejas artesanais? Com certeza, é de abrir o apetite de qualquer um, não é mesmo? O que nos resta agora é desejar um bom jantar!