Como preparar uma noite de degustação de cervejas
Amigos e cervejas são as melhores coisas do mundo. Então, por que não unir essas duas coisas em uma única noite divertida? Gostou da nossa ideia? Então confira passo a passo como montar uma degustação de cervejas e ter um momento inesquecível!
Antigamente, tomar cerveja era um gesto realizado sem nenhuma cerimônia. No entanto, os tempos mudaram, e com a diversidade de rótulos presentes nas prateleiras, ficou mais fácil – e atraente – experimentar diferentes tipos de cervejas e obter diversas experiências saborosas. Por esse motivo, montar um evento ou um encontro com degustação de cervejas se tornou cada vez mais natural entre os principais apreciadores e fãs da bebida.
Contudo, combinar cervejas com diferentes tipos de comidas não é uma tarefa muito fácil. Cada gole precisa ser harmonizado corretamente, somente assim os sabores poderão ser realçados de acordo com a degustação escolhida. Por isso, para te ajudar a montar uma noite especial de degustação de cervejas, selecionamos algumas dicas especiais. Confira!
FAÇA UMA LISTA DE CONVIDADOS
Uma festa sem convidados não tem graça, por isso, selecione quem serão seus convidados para que possa organizar as quantidades certas de cervejas, copos e comidas.
ORGANIZE O AMBIENTE
Dessa vez, você não vai precisar combinar as toalhas da mesa e investir em uma decoração elegante para fazer uma noite de degustação de cervejas. A cerveja é uma bebida altamente descontraída, desse modo, você pode montar o ambiente de acordo com sua preferência. A única dica é retirar do locar todos os elementos que podem interferir, como flores, incensos, velas, etc.
ESCOLHA AS CERVEJAS
Chegou um dos momentos mais esperados: escolher os rótulos que farão parte da sua degustação de cervejas. Lembre-se que essa não é uma festa, mas sim, uma noite de degustações, então não será necessário encher a geladeira de cervejas! O recomendado é que você escolha de 3 até 5 cervejas, já que a intenção não é alcoolizar as pessoas, mas proporcionar boas experiências de sabores.
Recomendamos também que sirva até 120 ml de cada cerveja e que escolha os rótulos de acordo com suas características. Por exemplo, por escolas (alemães, inglesas, belgas, americanas), estilos (IPA, Weiss, Stout) ou por outras variações que achar interessante ousar.
NÃO SE ESQUEÇA DAS TEMPERATURAS
Você não vai querer servir uma cerveja quente, não é mesmo? Por outro lado, em uma degustação de cervejas também é um grave erro servir as bebidas estupidamente geladas, afinal, você não está na praia! Para cada tipo de cerveja existe uma temperatura adequada – ainda que esse seja um assunto cheio de polêmicas. Para evitar errar na temperatura, fique atento as nossas dicas:
Cervejas Pilsen, Lager e leves: 0º até 4ºC
Cervejas Lagers escuras, Pale Ale, IPA, Porter, Bock e Stout: 8º até 12ºC
Cervejas de Trigo clara e Lambic frutada: 5º até 7ºC
Cervehas Stroung Ales, Trapistas e Imperial Souts: 13º a 15ºC
COMECE A ORDENAR A DEGUSTAÇÃO
Seus convidados chegaram e já estão ansiosos para começar a experimentar as cervejas. No entanto, para oferecer uma boa experiência, organize a ordem de degustação. Inicialmente, comece pelas cervejas mais leves e menos alcoólicas e depois pode ir aumentar os teores alcoólicos conforme os rótulos escolhidos.
Seguir essa ordem não é uma questão de etiqueta e nem uma regra absoluta, porém, se você começar a degustação pelas cervejas mais fortes, poderá comprometer o paladar que ficara acostumado apenas com os sabores mais acentuados.
DISPONIBILIZE JARRAS OU COPOS DE ÁGUA
Assim como acontece nos vinhos, a água ajuda a limpar nosso paladar e até mesmo evitar a embriaguez. Então, oriente seus convidados a beberem água após experimentar um rótulo, isso também ajudará a recuperar a sensibilidade perdida.
UTILIZE COPOS ADEQUADOS
A essa altura do campeonato você deve estar “careca” de saber que copos americanos não são permitidos para uma degustação de cervejas. Se ainda quiser saber mais sobre esse assunto, basta conferir em nosso artigo “Tipos de copos para cervejas” e se informar melhor!
Entretanto, sabemos que obter esses diferentes copos pode ser uma tarefa difícil, por isso, recomendamos que utilize as taças ISO. Essas taças conseguem oferecer boas experiências, porém, é necessário lavá-las com sabão neutro, pois o detergente consegue deixar resíduos indesejáveis, lembre-se também de enxaguar a taça após cada rótulo.
SIRVA CORRETAMENTE AS CERVEJAS
Todo bom apreciador de cervejas precisa saber como servir uma cerveja, esse gesto é essencial para a degustação. Para te relembrar perfeitamente como é, comece a servir inclinando o copo em um ângulo de 45º, despejando sempre a cerveja no meio do copo e voltando o copo em sua posição normal aos poucos. Uma dica de ouro: não encoste a garrafa no vidro do copo e sempre sirva com delicadeza para obter uma boa formação de espuma.
SIRVA OS PETISCOS DEPOIS DA DEGUSTAÇÃO
Você sabia que a comida pode atrapalhar na percepção dos sabores da cerveja? Então, oriente seus convidados a irem de “barriga vazia”, fazendo um intervalo de até 2 horas, combinado? Outro ponto importante é pesquisar quais são as comidas que mais combinam com os estilos de cervejas – temos certeza que nosso blog pode te ajudar muito a descobrir algumas dicas 😉
Já está tudo certo para você preparar sua noite de degustação de cervejas? Não se esqueça de nos contar como foi!