Cerveja e churrasco: como não errar na combinação!
Já acendeu a churrasqueira? Então está na hora de tirar as carnes do congelador, chamar os amigos, separar os petiscos e fazer uma boa salada! Mas perai! Está faltando alguma coisa importante neste churrasco, você não acha? Então abaixe o som e confira como harmonizar corretamente cerveja e churrasco! Pois sem esta dupla de sucesso, não há festa!
Churrasco é coisa de gaúcho! Para quem é brasileiro, sabe que esta afirmação está correta, porém, não são apenas os gaúchos que mandam bem na churrasqueira! Por isso, esta parceria já conquistou muitos países e paladares, a clássica harmonização de cerveja e churrasco se tornou uma tradição dos finais de semana e momentos de comemoração com a família e amigos.
Em alguns lugares, tudo é motivo para fazer um belo churrasco. Aliás, este ritual de petiscos, carnes e ceva gelada vem sendo modificado nos últimos anos, já que muitos apreciadores de cervejas estão aposentando as famosas pilsens e aderindo a novas combinações artesanais. Existem muitas explicações para que este gesto seja aplaudido de pé, já que quando falamos em harmonização de cerveja e churrasco, estamos nos referindo a combinação de cores, aromas e sabores. De acordo com especialistas no assunto, as cervejas jamais podem sobressair ao sabor das carnes, é necessário um equilíbrio entre ambas as partes – e este é o desafio de qualquer churrasqueiro!
As carnes vermelhas do churrasco sempre pedem um cerveja mais forte, mas se você quer aprender outras dicas importantes para não cometer erros na sua confraternização, acompanhe as melhores harmonizações de cerveja e churrasco:
SALADAS
Vamos começar com as entradas, qualquer bom churrasco que se preze pede uma boa salada. Então para acompanhar as verduras, opte pela belga Hoegaarden Blanche, com seu sabor marcante de doce a azedo.
AMENDOINS
Enquanto a carne não é liberada da churrasqueira, servir alguns petiscos sempre é uma boa opção. Estes “tira-gostos” fazem sucesso, e por serem mais oleosos e com sabores delicados, precisam ser combinados com cervejas leves como as estilos Lager.
LINGUIÇA DE PORCO
Esta também é uma convidada especial nos churrascos, contudo, por ser um alimento bem gorduroso, precisa ser combinada com cervejas tipo Lager bem encorpadas. Uma boa opção é a brasileira Baden Baden Bock, com aromas levemente tostados.
FRANGO
O frango é uma opção mais leve, e precisa ser presença obrigatória em seu churrasco. Por ser bem versátil, pode ser utilizado de diversas maneiras: grelhado, assado, o peito, somente as asas… O que importa, é que a melhor companhia para esta ave são as cervejas claras, como a belga Tripel Karmeliet, famosa pelas suas notas florais e cítricas.
PÃO DE ALHO / QUEIJO COALHO
Apesar de ser churrasco, nem todos são fãs de carnes vermelhas, por isso que os espetos de queijo coalho e também os deliciosos pães de alho são perfeitas opções. Para fazer uma combinação perfeita, escolha as cervejas escuras, como a alemã Weltenburger Hefe Weibbier.
PICANHA
Vamos começar a falar agora sobre as protagonistas da festa, ou seja, as queridas carnes. A picanha é a estrela de qualquer churrasco, por isso, nada melhor do que combiná-la com uma cerveja a altura, como a americana Brooklyn Brooklyn Ale, que dará um toque especial de caramelo na degustação.
FRALDINHA, MAMINHA E ALCATRA
Para estas carnes fica mais fácil a harmonização, uma única cerveja pode dar conta de todo o recado. Em especial, opte por cervejas escuras como a alemã Bamberg Schwarzbier, devido seus maltes tostados.
COSTELA COM MOLHO
Para acompanhar esta bela carne, opte pelo tradicional molho barbecue, um clássico na harmonização. E para valorizar esta peça, escolha a cerveja defumada alemã Aecht Schlenkerla Rauchbier.
Em um churrasco, as possibilidades de carnes são muitas. Por isso, se ficou com alguma dúvida sobre a harmonização de cerveja e churrasco, compartilhe com Produtos Finos! E aproveite nossas dicas para deixar o seu churrasco com sabor de quero mais!