Aprenda a combinar estilos de cervejas

admin

23 de janeiro de 2017

Ter um copo de cerveja na sua frente, pode ser a melhor coisa do mundo, concorda? Mas e quando surge um delicioso hambúrguer ou um prato de petisco? Sem dúvidas, o que era bom pode ficar ainda melhor, basta combinar os estilos de cervejas com os pratos adequados. Mas não se engane, essas bebidas são exigentes, por isso as melhores dicas de combinações estão em nosso post!

estilos de cervejas

Não é segredo para ninguém que pratos mais gordurosos e intensos pedem cervejas encorpadas, enquanto os pratos leves combinam com cervejas delicadas. Na teoria, manter esse equilíbrio entre os estilos de cervejas e comidas é fácil, mas na prática a tarefa se torna um pouco difícil, até mesmo para os mais experimentes no assunto.

No calor do momento, é difícil adivinhar qual comida combina com um cerveja estilo India Pale Ale, por exemplo. Quem já conhece bastante o universo das cervejas artesanais, sabe que as comidas não são úteis apenas para “encher o estômago”, por isso, para quem prefere ter uma degustação marcante e equilibrada, vale a pena conhecer bem os estilos de cervejas e como realçar seus sabores com aperitivos e até mesmo algumas sobremesas.

Todo este papo abre o apetite, não é mesmo? Mas antes de tudo, veja como combinar estilos de cervejas com comidas!

 

WEISSBIER (4,3% a 5,6%)

A Weissbier é uma cerveja de trigo originária da Alemanha. Com paladar macio, esta bebida oferece efervescência e um pouco de amargor e doçura equilibrada, por isso poderá sentir sabores e aromas de banana, cravo, entre outras especiarias.

Harmonização: Já deu para perceber que esta cerveja é bastante leve, então é a companhia ideal para saladas, peixes e carnes brancas. Outra dica é combinar a Weissbier com crustáceos, já que poderá oferecer uma leve acidez ao prato.

 

INDIA PALE ALE (5% a 7,5%)

A India Pale Ale é inglesa e também um dos estilos de cervejas mais amargos e alcoólicos. Devido a grande quantidade de lúpulo em sua composição, esta bebida é indicada para cervejeiros independentes que adoram um desafio. Além do amargor, no paladar é possível sentir toques picantes ou cítricos, mas nem todas oferecem aromas de frutas.

Harmonização: Como falamos no início, cervejas encorpadas combinam com pratos gordurosos, então pode começar a preparar o churrasco com as tradicionais carnes vermelhas e abusar de petiscos fritos e bem apimentados.

 

LAMBIC (5% a 6,5%)

A Lambic também é uma cerveja de trigo, porém é belga e seu processo de fermentação é espontâneo, ou seja, a cerveja fica exposta à leveduras selvagens e bactérias. Além disso, esta cerveja pode ser maturada em barris de carvalho, obtendo um processo de produção de alto custo. Na degustação, você sentirá que ela é bem “azedinha” e pode proporcionar sabores cítricos e frutados com notas de mel.

Harmonização: Se você está procurando estilos de cervejas que combinam com sobremesa, chegou ao lugar certo. A Lambic é uma boa pedida para doces que levam chocolate branco e leite, pois sua acidez é um poderoso agente para quebrar o gosto de manteiga na boca.

 

SCHWARZBIER (4,4% a 5,4%)

A famosa cerveja preta da Alemanha também “dá as caras” por aqui. No paladar, conseguimos sentir nitidamente o gosto de malte torrado equilibrados com toques de caramelo, chocolate e café.

Harmonização: Você é fã de hambúrgueres de carnes grelhadas? Então na próxima vez que pedir ou preparar o seu, providencie também uma Schwarzbier, e de sobremesa aprecie um delicioso chocolate.

 

PILSEN (2,8% a 4,2%)

Para terminar esta lista, vamos de Pilsen, ou melhor, Light American Lager, um dos estilos de cervejas mais polêmicos, principalmente no Brasil. Vale lembrar que, a Pilsen surgiu nos Estados Unidos e sempre foi uma bebida refrescante produzida com cereais não maltados, como arroz e milho. Por outro lado, o verdadeiro estilo Pilsen tem origem na República Tcheca e, por isso, é bem mais encorpada e amarga que a nossa.

Harmonização: A Pilsen americanizada precisa ser bebida bem gelada, já que é bastante gaseificada. E como não falar de cerveja gelada e não citar comidas como: petiscos e queijos, opções que jamais poderiam faltar no cardápio de um bar.

Já está pronto para começar a combinar estilos de cervejas com comidas? Só não se esqueça que as brejas sempre serão o ingrediente principal nesta harmonização!

Publicidade