Como adoçar o café?
Prefere açúcar ou adoçante? Está é uma pergunta muito comum quando pedimos um café para alguém, mas para que você entenda melhor como adoçar o café com diferentes técnicas que não interferem no sabor original, adicione estas dicas especiais que farão toda a diferença!
Você sabe adoçar o café? O café e o açúcar sempre caminharam juntos. Ainda na época colonial, o desenvolvimento do café foi simultâneo com a cana de açúcar, deste modo, a mistura destes grãos seria inevitável de qualquer maneira.
Apesar do café já possuir uma doçura natural em sua composição, deixá-lo mais adocicado é um gesto que muitas pessoas fazem, por uma questão de preferência e pela tendência que temos de apreciarmos sabores mais adocicados, entretanto, adoçar o café entre outras bebidas, pode ser considerado também um aspecto cultural de cada região.
Para obter um excelente café, o ideal é interferir o menos possível em seu sabor, reduzindo sempre que possível a quantidade de qualquer tipo de açúcar inserido, pois quanto mais doce a bebida, menos percebemos o verdadeiro sabor do café. Nem sempre sabemos a quantidade ideal para adoçar o café, permitindo que ele fique realmente bom, mas por exemplo, 2g de açúcar para cada 100 ml de café já deixa a bebida bastante adocicada.
O café é realmente uma bebida cativante e quando adoçado na medida certa, completa ainda mais os nossos dias! Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre os principais tipos de açúcares e adoçantes para adoçar o café, com base na pesquisa realizada no Centro de Preparação de Café, o Sindicafé. Ninguém melhor que eles para entenderem tudo sobre o assunto, confira:
- Açúcar refinado: Deixa o café menos ácido, interferindo muito pouco em seu sabor, o aroma também não é alterado.
- Açúcar refinado granulado, em cubos: Dissolve melhor na bebida, interferindo um pouco no sabor original do café, mas não em seu aroma.
- Açúcar cristal: Demora para dissolver e interfere totalmente no sabor original da bebida.
- Açúcar orgânico em cristais: Dissolve com mais dificuldade e é um dos açúcares que mais interfere no sabor.
- Açúcar mascavo: Dissolve rápido, mas interfere muito no sabor e no aroma.
- Adoçante sacarina sódica + ciclamato de sódio: O fabricante recomenda usar 4 gotas, traz um amargor no final da bebida interferindo muito em seu sabor.
- Adoçante Stevia: Amargor acentuado, interfere menos do que o ciclamato.
- Adoçante Sucralose: Similar ao açúcar refinado, interfere pouco no sabor original.
Após todas estas informações, com certeza, você já descobriu a melhor maneira de adoçar o café, lembrando que o nosso paladar sempre irá desempenhar um papel fundamental nesta escolha!
Bons cafés!