Como comprar um bom azeite no supermercado

admin

16 de novembro de 2016

Fazer “mamãe mandou” não vai ajudar na hora de escolher um bom azeite no supermercado. Por isso, para que você não conte apenas com a sorte, separamos algumas dicas especiais que vão te ajudar a escolher o melhor azeite entre tantas opções! Confira:

bom azeite

 Crédito da foto: Awsheffield via Visualhunt / CC BY

Existem diversos fatores que podem influenciar alguém na hora de comprar um bom azeite. Para os consumidores, escolher apenas uma embalagem bonita não é mais suficiente, já que o verdadeiro interesse está em encontrar um bom azeite que ofereça sabor e até mesmo benefícios para nossa saúde.

Como todos nós sabemos, não basta apenas escolher o azeite mais caro, pois nem sempre ele será a melhor indicação. Por esse motivo, é importante levar em consideração alguns fatores a fim de encontrar a melhor opção entre as prateleiras, já que variedades é que não faltam para os consumidores.

Se você também se perde no meio de tantas embalagens e marcas diferentes, confira algumas dicas para comprar um bom azeite no supermercado:

 

  • NÃO ESCOLHA NA PRESSA

A pressa é inimiga para a perfeição – principalmente quando você vai escolher um produto em frente a uma prateleira. Neste caso, evite escolher o azeite em momentos de urgência, lembre-se que você deverá analisar bem as informações contidas na embalagem antes de colocar o produto no carrinho de compras.

 

  • ESCOLHA O AZEITE QUE ESTIVER NO FUNDO DA PRATELEIRA

Sabe aquelas embalagens que sempre estão no fundo das gôndolas e são de difícil acesso? Pois é, estes são os melhores azeites para comprar! Por estarem menos expostos a claridade, sua qualidade não foi alterada, sendo assim, existem poucas chances de estarem oxidados.

 

  • EVITE EMBALAGENS QUE ESTIVERAM EXPOSTAS À LUZ

Como mencionado anteriormente, estes tipos de azeites não são recomendados para o consumo. No entanto, mesmo que estes produtos estejam dentro da data de validade é ideal escolher os que estão mais no fundo da prateleira.

 

  • CUIDADO COM OS RÓTULOS IMPORTADOS

Para começo de conversa, é bom escolher o azeite que foi embalado em seu próprio país de origem. É muito comum encontrarmos azeites que foram produzidos em um país, porém, embalados em outros, causando oxidação e perda de qualidade nutricional no produto. Por esse motivo, fique atento as informações contidas nos rótulos.

 

  • OPTE POR EMBALAGENS DE VIDRO

Lembre-se sempre que, o vidro é um material que não deixa gosto em qualquer tipo de alimento, além de ser a melhor alternativa para evitar a oxidação, devido a sua  cor escura.

 

  • ESCOLHA OS AZEITES COM MENOR ACIDEZ

Quanto menor a acidez do azeite, menos gorduras ele terá. Além disso, sua própria qualidade nutricional será maior, proporcionando mais benefícios para quem ingere.

 

  • OPTE POR EXTRA VIRGEM

Tudo é uma questão de gosto, por isso, é possível encontrar diferentes tipos de azeites em um supermercado, porém, o queridinho de todos sempre será o extra virgem, responsável por não conter muitas misturas de outros óleos e gorduras.


Após essas dicas, vai ficar mais fácil encontrar um bom azeite nas prateleiras dos supermercados. E, não esqueça: após abertos, os azeites precisam ser consumidos em até 3 meses! Até as próximas dicas!

Publicidade