Azeitonas de Portugal
Cobrançosa, Carrasquenha e Cordovil são nomes bem distantes da nossa realidade, mas que estão mais próximos do que podemos imaginar, inclusive podem estar em nossas mesas nesse momento. Mas se acalme, apesar do nome, estamos falando das azeitonas de Portugal que, apesar de serem pequenos frutos, nos oferecem um enorme sabor. Venha experimentar!
As azeitonas de Portugal fazem muito sucesso, principalmente porque, além de fazerem parte da cultura local , elas são responsáveis por produzir azeites de qualidade. O azeite já é uma tradição, cada habitante consome em média 10,3 kg de azeite por ano e a expectativa é apenas aumentar.
Além da vocação em exportar azeite, Portugal investe muito na divulgação de campanhas que falam sobre os benefícios do azeite na alimentação, por meio da substituição de gorduras saturadas por gorduras mais equilibradas, e todo este investimento é resultado da crescente preocupação dos portugueses por produtos naturais e que ofereçam mais credibilidade aos consumidores.
Agora conheça algumas variedades de azeitonas de Portugal, responsáveis por muitos azeites do nosso dia a dia:
- Carrasquenha: Este tipo de azeitona é destinado para a produção de azeite e também para ser consumida como azeitona de mesa, ou seja, adicionada a culinária. Apesar de ser produzida em baixa escala, seu azeite é de boa qualidade, sendo muito apreciado.
- Cobrançosa: Esta azeitona, apesar de saborosa, apenas é destinada para a produção de excelentes azeites, por isso são cultivadas com maior rigor para obter os melhores azeites.
- Cordovil de Castelo Branco: Pode ser utilizada como azeite ou azeitona de mesa, mantém um bom rendimento de azeite com boa qualidade, mas também pode ser usado em conservas.
- Cordovil de Serpa: Esta azeitona pode ser utilizada como azeite ou azeitona de mesa verde. E uma das vantagens deste fruto é o próprio caroço que pode ser retirado facilmente.
- Galega Vulgar: Esta azeitona é destinada para a produção do azeite e também para ser consumida como azeitona de mesa. No entanto, o azeite é de baixo rendimento devido a extração da polpa ser menor.
- Maçanilha Algarvia: Pode ser utilizada tanto para obtenção de azeite – pelo seu elevado rendimento – como para azeitona de mesa, verdes ou maduras devido ao tamanho dos frutos.
- Redondal: Permite um bom rendimento de azeite com qualidade, e para consumo é muito apreciada como azeitonas e mesa.
Todo este assunto certamente abre o apetite! Então, vamos às compras, só não se esqueça de colocar na lista, as azeitonas de Portugal.