A adulteração dos azeites
Você sabia que sua salada pode estar adulterada? O Produtos Finos vem fazer um alerta muito importante: a adulteração dos azeites. Infelizmente, este é um problema que ocorre no mundo todo! Contudo, existem algumas dicas pra não te deixar na mão no momento de comprar o seu tão estimado azeite.
A adulteração dos azeites é uma realidade no mundo todo, vários países ainda não conseguem distinguir exatamente os produtos que comercializam para as pessoas, e muitas vezes também são enganados por seus próprios fornecedores.
Aqui no Brasil, este problema é um pouco mais sério, pois o azeite é ainda um produto pouco conhecido nestas terras, por isso fica mais difícil identificar o erro.
A grande questão está em volta do Extra virgem, um tipo de azeite com mais qualidade e com um custo maior para seus consumidores, devido seus métodos de produção serem mais exigentes. A adulteração consiste em misturar outros óleos e vegetais de procedência inferior, capazes de confundir e alterar toda a qualidade do azeite, infelizmente esta fraude é cometida por muitos produtores e até mesmo engarrafadores, que preferem arriscar toda sua credibilidade em troca de lucros, acreditando que não existe uma legislação para punir seus atos e quem paga todo este preço é o próprio consumidor.
Na Europa, a crise está crescendo também, a adulteração dos azeites ocorre com a mistura de óleos de soja, tornando-se quase invisível na composição do azeite, isso porque este tipo de óleo é inodoro, transparente e sem um sabor que possa ser detectado pelo paladar humano.
O desafio está em anular esta prática, contudo os demais óleos que conseguem adulterar azeites apresentam diferenças, como cor, textura e aroma, e apenas são detectadas com a ajuda de equipamentos especializados, obtidos em laboratórios. Esta tarefa fica mais difícil para os brasileiros, que não possuem um paladar apurado para tentar, pelo menos, identificar algum vestígio de fraude.
Com isso, os produtores seguem adulterando seus produtos, e anexando rótulos confirmando sua veracidade, a ponto de realmente confundir alguns especialistas.
Mas temos algumas dicas especiais que podem te ajudar “a passar longe” da adulteração dos azeites:
- Procure sempre sabores frutados, amargos ou até mesmo pungentes.
- Não consuma azeites gordurosos e amanteigados.
- Sempre verifique a data de colheita no rótulo do produto, todos os azeites devem estar dentro do prazo de dois anos para ser consumido.
- Se nenhuma destas exigências estiverem presentes no rótulo das embalagens, é melhor dar preferência para outra marca, procure a gerência do local, ou se preferir fazer uma reclamação aos próprios produtores, esta é uma forma de se posicionar como consumidor e exigir um produto completo e de qualidade.
Seguindo estas dicas, com certeza o resultado será positivo e você estará contribuindo para um mundo melhor, com azeites puros e verdadeiros. Sua saúde agradece!