Vinhos com massas: como fazer a combinação perfeita?
16 de dezembro de 2016
Um nasceu para completar o outro, mas para que essa história de amor entre vinhos e massas tenha o seu final feliz, alguns cuidados precisam ser tomados. Assim como qualquer casamento, os vinhos com massas precisam ser harmonizados para que não ocorram brigas sobre a sua mesa, por isso conhecer nossas dicas é essencial para salvar este relacionamento. Confira!
Resultado de uma união clássica, os vinhos com massas continuam se encontrando de mesa em mesa, ganhando o título de harmonização mais executada pelo mundo. Você não precisa ser um expert no assunto para saber que os vinhos são ótimas companhias para as massas, porém, apesar de não haver um padrão definido de harmonização, existem alguns detalhes que podem tornar sua degustação ainda mais revigorante.
Escolher uma garrafa de vinho aleatória para acompanhar uma massa tornou-se um gesto comum, mas para aqueles que conhecem as peculiaridades de cada bebida e prato, reconhece a importância de escolher o vinho de acordo com as características da massa, ou melhor, do molho presente na massa. Isso mesmo, o segredo para uma boa harmonização entre vinhos com massas está diretamente relacionado ao tipo de molho utilizado.
Para cada tipo de molho, um estilo de vinho diferente. Por isso, para você aprender de uma vez por todas harmonizar vinhos com massas, confira as dicas que selecionamos especialmente para você se dar bem na cozinha!
MOLHO DE TOMATE
O preferido das massas, o molho de tomate pode ser usado em diferentes pratos e, por isso, torna-se imprescindível escolher vinhos leves com uma acidez mais elevada. Os rótulos italianos são excelentes opções, mas você também pode apostar as fichas nos tintos Chianti e Merlot e experimentar um bom rosé também!
MOLHO À BOLONHESA
Ideal para pratos simples e sofisticados, o molho à bolonhesa leva como ingredientes principais o tomate e carne moída. Para fazer uma união perfeita, opte sempre por vinhos mais encorpados de boa acidez, como o Cabernet Sauvignon, uma escolha que não irá te desapontar na hora da degustação.
MOLHO BRANCO
Normalmente compostos por queijos e manteiga, este molho exige a presença de vinhos brancos encorpados ou tintos delicados. O segredo para quebrar a gordura é encher as taças com um Chardonnay do Novo Mundo, mas se não dispensa um bom tinto, é melhor reservar um delicado Pinot Noir.
MOLHO COM FRUTOS DO MAR
Um prato mais sofisticado precisa ser representado por um vinho à altura. Para cumprir esta missão e harmonizar bem os vinhos com massas, chamamos o branco seco Chardonnay ou o elegante Sauvignon Blanc. Nessas horas, um rosé também dará conta do recado!
MOLHO AO PESTO
Esta massa preparada à base de azeite de oliva, alho, nozes e manjericão é o pedida certa para um branco seco também. Por isso, para potencializar esta massa, recorra ao vinhos Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Torrontés.
MOLHO CARBONARA
Um prato difícil de acertar o ponto, porém, fácil de escolher o tipo de vinho que mais combina. Neste molho, o creme de leite juntamente com os ovos, azeite e bacon, formam um casamento perfeito com vinhos brancos mais leves. Então, na mesa reserve um espaço extra para o Pinot Grigio ou até mesmo um Chardonnay chileno ou argentino.
Conhece outra combinação entre vinhos com massas? Então compartilhe com a gente suas experiências na cozinha, basta deixar seu comentário em nosso artigo!