7 erros que cometemos na hora de comprar cerveja
Na hora de comprar cerveja, não basta pedir uma estupidamente gelada! Lembre-se que alguns erros são irreversíveis, ainda mais quando se trata de cervejas. Então se você cansou de comprar o rótulo errado ou de sempre fazer a pior escolha, veja quais são os erros que você deve eliminar da sua listinha de compras!
Antigamente, era muito fácil comprar cerveja, bastava ir a algum bar e escolher aquela que estava mais gelada. No entanto, com a expansão das cervejas artesanais, a coisa mudou! Com o crescimento do mercado artesanal, novas marcas foram adicionadas às prateleiras, aumentando também o interesse do consumidor em conhecer novos rótulos e vivenciar experiências novas à base de um conceito mais amplo de sabores e aromas. Diante deste novo comportamento, é comum cometermos alguns erros, principalmente na hora de comprar cerveja.
Para os iniciantes no universo do lúpulo ou para quem já possui certa experiência no assunto, confundir-se ou se intimidar com tantas informações é natural, no entanto, quando descobrimos quais são os erros que não devemos cometer, comprar cerveja se torna um processo mais simples e prazeroso.
Não quer adicionar erros no seu carrinho de compras? Confira então 7 atitudes que você não pode ter na hora de comprar cerveja!
ROTULAR A CERVEJA EM LATA COMO INFERIOR
Se você tem preconceitos sobre a cerveja em lata, chegou a hora de rever seus conceitos. Além de ser um excelente recipiente para armazenar e transportar o líquido, já que não permite a entrada de luz, é fácil de abrir e não corre o risco de quebrar – ao contrário da cerveja em garrafa -, a cerveja em lata está sendo cada vez mais adotada pelas cervejarias, e pode ser opção ainda mais acessível para você!
TER RECEIO DE PERGUNTAR
Ninguém nasce sabendo tudo, é totalmente comum termos dúvidas sobre cervejas, um dos assuntos que mais contém peculiaridades. Por esse motivo, não fique intimidado em uma loja de cervejas ou qualquer outro estabelecimento por não saber certos detalhes, pois ninguém irá lhe julgar por simplesmente precisar de uma ajuda extra. Na dúvida, procure um sommelier ou alguém que conheça um pouco mais do assunto, certamente você aprenderá dicas importantes e levará para casa uma cerveja que te agrade, ao invés de pegar qualquer uma na prateleira.
NÃO PEDIR PARA EXPERIMENTAR A CERVEJA
Em lojas ou cervejarias que fabricam a própria cerveja artesanal, é muito comum deixar os clientes experimentarem a cerveja que pretendem consumir. Ainda que você não conheça bem o lugar, pergunte ao garçom ou ao próprio proprietário se é possível fazer uma degustação para ter certeza da bebida que deseja consumir.
BEBER APENAS UM ESTILO DE CERVEJA
No universo das artesanais, existe uma grande variedade de cervejas disponíveis para consumo, por isso seria uma injustiça consumir apenas um estilo, como a IPA, por exemplo. Sair da rotina também proporciona outros aromas, sabores, texturas e uma infinidade de experiências que podem agradar seu paladar ou, ao menos, te mostrar outras possibilidades e gostos que você pode dividir com mais confiabilidade.
COMPRAR APENAS CERVEJAS PREMIADAS
Você leu aquele artigo interessante das cervejas artesanais premiadas em determinado concurso, porém, isso não quer dizer que você deva apenas comprar cerveja que tenha subido em algum pódio. Nem sempre, a cerveja premiada será a ideal para sua degustação, então vale a pena dar chance para outros rótulos e tirar o foco total das medalhistas.
FALAR QUE GOSTA DE TODAS AS CERVEJAS
As cervejas são produzidas com diferentes ingredientes, então será impossível gostar de todas. Entre aquelas mais amargas ou adocicadas, escolha um meio termo e não tenha medo de expor sua opinião. Lembre-se que as cervejas foram produzidas para diferentes paladares, mas isso não inclui agradar a todos eles.
COMPRAR APENAS CERVEJAS CARAS
O valor de uma cerveja não indica sua qualidade. Alguns produtores levam outros aspectos em consideração na hora de precificar uma cerveja, mas, ainda assim, existem excelentes rótulos mais baratos que são uma ótima pedida para o final de semana. Se este é o seu único método de comparação, está na hora de parar de gastar tanto dinheiro e se arriscar em cervejas com valores mais acessíveis. E não se esqueça: não devemos julgar o livro pela capa, mas isso também não deve ser aplicado ao preço estampado na etiqueta de uma cerveja!
Está pronto para sair e colocar essas dicas em ação? Agora, comprar cerveja vai ser um gesto muito mais prazeroso e descomplicado. E você? Tem ainda alguma dúvida que deseja esclarecer sobre comprar cerveja ou outro assunto? Coloque pra fora, comente em nosso artigo!