Os prós e contras do preparo do café
Você é fã de café e adora prepará-lo de forma tradicional? Isso é muito bom, mas como toda moeda tem dois lados, os métodos de preparo de café também possuem seus prós e contras! Quer saber mais? Adicione essas informações em seu dia a dia e prepare seu café do jeito que quiser!
Que o brasileiro tem amor incondicional pelo café nós já sabemos, agora nos resta saber se ele está preparando o café do jeito certo. Fazer café é um verdadeiro dom, a maioria das pessoas não conseguem preparar o almoço ou descascar uma laranja, porém, com certeza, fazer um cafezinho é com ela mesmo! Apesar de a nossa simpatia por esses grãos, existem alguns prós e contras que acompanham os métodos de preparo.
No Brasil, os tipos de preparo que mais predominam são o coador e a cafeteira elétrica, métodos que podem ser bastante estranhos para os franceses, por exemplo, que utilizam exclusivamente a prensa francesa para preparem um autêntico café. Sabemos que gosto não se discute, mas tratando-se do café, a qualidade sempre precisa estar na mesa.
E para te ajudar a descobrir quais são os prós e contras dos métodos de preparo do café, confira dicas de um especialista no assunto, o engenheiro agrônomo Pedro Ronca.
- COADOR DE PANO
Vantagem: Um dos métodos mais utilizados, o coador no pano é preferido de muitos. A grande vantagem neste preparo, é o próprio aroma que ele deixa no ar, nos levando a lembranças antigas e sensações gostosas.
Desvantagem: O coador de pano pode acumular resíduos devido ao seu uso constante, e quando acumulados são quase impossíveis de não passar para o café. Lavá-lo com água quente é sempre a melhor alternativa, mas este não é um gesto 100% garantido.
- COADOR DE PAPEL
Vantagem: Assim como o coador de pano, o filtro de papel oferece um cheiro marcante no ambiente, além de ser descartável e, assim, mais higiênico em relação ao preparo.
Desvantagem: Especialistas afirmam que ele pode deixar um “gostinho” no café, o que compromete a degustação, mas recomendam despejar um pouco de água quente no filtro antes de adicionar o café.
- CAFETEIRA MOKA
Vantagem: Quem não gostaria de economizar nos filtros? Todo mundo, por isso a Moka é a opção ideal, além de oferecer vários tamanhos e estilos diferentes.
Desvantagem: Devido a certos erros no preparo, esta cafeteira pode queimar o café com mais facilidade. A principal falha é deixar a cafeteira em fogo alto ou deixar a o fogo ligado até a água desaparecer por completo. Segundo Pedro Ronca, é indicado pingar algumas gotas de água fria no compartimento de cima da cafeteira.
- PRENSA FRANCESA
Vantagem: Esta cafeteira é fácil de lavar e bastante prática, os próprios franceses iriam garantir que não existem desvantagens com relação ao seu uso.
Desvantagem: No entanto, algumas pessoas acabam não mexendo o café antes de pressionar o êmbolo, porém, este gesto é necessário para misturar os grãos que não tenham entrado em contato com a água.
- MÁQUINAS DE CAFÉ EXPRESSO
Vantagem: Fácil de fazer o café e ainda oferecem uma bebida cremosa e e concentrada.
Desvantagem: Por tratar-se de um método de preparo rápido, certamente está sujeito a possíveis erros.
Já está pronta para escolher um método de preparo e tirar suas próprias conclusões? Conhecer os prós e contras te ajudam nesta escolha, mas lembre-se que estas informações são para conhecimento, quem decide o melhor método é sempre quem está fazendo o café. Conhece alguma vantagem ou desvantagem? Deixe seu comentário em nosso artigo!