Que tipo de queijo usar no preparo de comidas?
Pizza, hambúrguer, massas e saladas. O que essas comidas têm em comum? Além de serem deliciosas, adicionar queijo nesses preparos é muito comum, um costume adotado por diversas culturas. Porém, nem todo tipo de queijo deve ser usado nos mesmos pratos, por isso, confira as melhoras harmonizações e dê um show de sabor na cozinha!
Os queijos sempre emprestam um sabor especial para a gastronomia. Através das suas características peculiares, como aromas marcantes, texturas elásticas e até mesmo colorações diversas, os queijos são importantes personagens para a preparação de alguns pratos. Mas você sabe qual o tipo de queijo utilizar para fazer uma massa, usar em alguma salada ou quem sabe acompanhar um vinho?
Qual o melhor tipo de queijo então?
Essas dúvidas são comuns, e qualquer cozinheira de “mão cheia” pode se confundir às vezes. Porém, para você sempre escolher o melhor tipo de queijo, selecionamos algumas combinações especiais. Confira:
Muçarela
Um dos queijos mais utilizados na cozinha, a muçarela é solicitada em quase todas as preparações culinárias. Mas vale ressaltar que, por ter textura elástica e sabor bastante suave, recomendamos que seja utilizada principalmente em preparos quentes, como pizzas, tortas e lanches. Além disso, também é uma ótima companhia para pratos frios, como saladas.
Parmesão
Adicionar parmesão em alguns preparos pode ser um erro grave, já que esse queijo contém sabor mais acentuado e textura dura. Por isso, o melhor destino para esse tipo de queijo é degustá-lo na companhia de um vinho tinto ou ralá-lo sobre molhos e massas.
Gorgonzola
Os queijos azuis são um verdadeiro charme, mas utilizá-los em um preparo inadequado pode comprometer a receita, devido seu sabor extremamente marcante. Uma dica para fazer uma boa combinação é apenas utilizá-lo em massas ou picado em saladas. Lembre-se, sua coloração pode oferecer um requinte diferenciado ao prato.
Muçarela de búfala
Esses queijos arrendondados são um sucesso para a gastronomia, mas é necessário ter um certo cuidado por causa da sua textura borrachuda. Em todos os casos, você pode aproveitar este tipo de queijo para usá-lo em saladas, derretido em pizzas ou também como recheio de massas que contém molho vermelho. Interessante não?
Provolone
Esse queijo é presença garantida em churrascos e demais comemorações. Isso porque ele pode ser consumido puro ou acompanhado de azeite e orégano, além disso, é uma ótima companhia para chopes e cervejas.
Gouda
Os queijos holandeses sempre oferecem diversas possibilidades em sua degustação, em essencial, o Gouda. Por oferecer sabor suave e textura borrachuda, recomenda-se utilizá-lo em recheios de tortas, como aperitivos, puro, cortado em saladas. Além das comidas, também harmoniza muito bem com cervejas escuras e até vinhos brancos doces.
Brie
O brie é um queijo interessante, por isso, muitas pessoas o apreciam puro, junto à pães italianos ou acompanhados de sobremesa de frutas vermelhas, como dica oferecemos a geleia. Porém, você também pode consumi-lo degustando um vinho branco.
Agora você já sabe o que fazer com cada Aproveite essas informações para criar diversos pratos saborosos, que tal? Temos certeza que não irá sobrar nada no prato!