A expansão das azeitonas brasileiras
As azeitonas estão conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, esses pequenos frutos, apesar do tamanho, estão crescendo muito quando o assunto é importação! Por isso, esse é o momento de reservar um espaço na sua mesa para conhecer melhor as azeitonas brasileiras!
Esses pequenos frutos estão se destacando muito no campo da importação. De acordo com os dados do Conselho Oleícola Internacional, o Brasil já importa mais de 90 milhões de toneladas de azeitonas brasileiras por ano, gerando um crescimento de quase 30% em comparação aos anos anteriores.
- Consumo de azeitonas no Brasil
Os brasileiros estão consumindo cada vez mais azeitonas, e um dos motivos deste incentivo é a crescente preocupação com a saúde e também pelos valores nutricionais que elas proporcionam. Esta mudança nos hábitos dos consumidores é decorrente de fortes campanhas publicitárias, que tem como propósito elevar o consumo tanto de azeite como de azeitonas. Empresas como a International Olive Council (IOC) já atuam no Brasil com estratégias que vão aumentar ainda mais a preferência dos brasileiros por estes frutos.
Apesar do consumo ainda ser considerado baixo – para cada habitante é consumido 0.2 kg de azeitonas por ano – , o Brasil ainda é considerado um dos países que mais importam azeitonas no mundo, existindo um grande esforço para transformar a agricultura brasileira em uma forte produtora.
- Rio Grande do Sul: maior produtor de azeitonas brasileiras
Regiões como o Rio Grande do Sul já estão transformando o azeitona em sua nova uva, já que este pequeno fruto já ocupa cerca de 1,5 mil hectares distribuídos em 109 produtores rurais. Uma produção que apenas está se expandido, em 2015 foram colhidos aproximadamente 90.000 quilos de azeitonas e produzidos 11.141 litros de azeite, por isso, não é a atoa que o Rio Grande do Sul se tornou no maior produtor de azeitonas brasileiras.
- Variedade de azeitonas brasileiras
No Brasil, a espécie que mais se adaptou ao paladar dos brasileiros foi a azeitona de mesa verde Arauco, que representa quase 90% do mercado, outras variedades também podem ser facilmente encontradas, como a azeitona verde Gordal, a azeitona preta, conhecida como Portuguesa, e também a azeitona roxa escura, chamada Azapa, mas todas essas espécies ainda vêm importadas de países da América Latina.
As azeitonas brasileiras já são consideradas importantes, além de suas propriedades relacionadas as melhorias da saúde humana, a cultura olivícola já faz presença marcante no mercado e na economia, permitindo que o futuro deste fruto esteja garantido em terras brasileiras.