Harmonizações com vinhos rosé
Para quem é apaixonado pelo mundo dos vinhos e já tem um espaço na adega para os famosos vinhos tintos e brancos, precisa conhecer melhor o universo dos vinhos rosados. Os vinhos rosé são uma proposta interessante para quem deseja vinhos descomplicados e leves, um perfeito casamento entre o tinto e o branco – e você está convidado para conhecer melhor esta união!
Os vinhos rosé não são considerados vinhos tintos ou brancos, pois este aspecto rosado que o vinho apresenta, depende do tipo de uva utilizada e a fermentação ocorrida durante a fabricação. Além de possuir algumas variações de cores como laranja ou até mesmo uma cor púrpura, os vinhos rosé podem ser misturados de duas formas para que se chegue a este resultado rosado: por meio da mistura criteriosa do vinho branco com o tinto, ou também inserindo uma pequena maceração de uvas tintas, onde as cascas serão retiradas depois.
Existem várias uvas que acompanham a produção destes vinhos, porém as principais são a Cabernet Sauvignon, a uva tinta mais nobre conhecida no mundo todo, a Chardonnay, sendo a principal uva branca, a Grenache, encontrada mais facilmente em plantios, a Merlot também presentes nos vinhos de Bourdex e, por fim a Pinot Noir a uva mais requisitada na produção de champanhes.
Agora que já te apresentamos um pouco da história destes interessantes e descomplicados vinhos, conheça também algumas deliciosas harmonizações. Ressaltando que todos estes vinhos podem ser adquiridos por meio do site Wine.
Urmeneta Rosé 2014: Um vinho produzido no Chile, fabricado a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, pode ser harmonizado com pizza marguerita, peixes, espaguetes e até mesmo comida japonesa.
Miolo Seleção Rosé: Um vinho produzido aqui no Brasil, fabricado a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo, pode ser harmonizado com salada caprese, risoto de tomate seco, frango à parmegiana.
Barefoot White Zinfandel: Este vinho rosé é produzido na Califórnia, nos Estados Unidos, e é produzido a partir das uvas Zinfandel, Chenin Blanc e Symphony. Pode ser harmonizado com os pratos: kibe assado, torta salgada, bruschetta de berinjela.
Crios de Susana Balbo Rosé de Malbec 2013: Este vinho produzido na Argentina, é fabricado a partir da uva Malbe e pode ser harmonizado com bolinho de camarão, moqueca de pirão, isca de peixe empanado.
La Bélière Rosé de Baron Philippe de Rothschild 2013: Este vinho é produzido na França a partir das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. Ele harmoniza bem com saladas de mariscos, espetos de legumes grelhados e macarronese. Seu valor aproximado é R$ 39,10.
Reserve um espaço extra em sua adega para estes fabulosos vinhos rosé, e prepare os melhores pratos, acompanhados dos melhores brindes!