Oktoberfest: o maior festival de cerveja do mundo
27 de outubro de 2015
Cerveja, boa comida e cultura alemã – isso te lembra algo? Claro, essas palavras traduzem a Oktoberfest – o maior festival de cerveja do mundo. Mas não pense que você precisa estar na Alemanha ou em Blumenau para conhecer esta tradicional festa, basta ler nosso artigo e conferir todos os detalhes!
A Oktoberfest, um dos maiores eventos de cerveja do mundo, surgiu há mais de 200 anos em Munique, na Alemanha. A primeira festa foi em comemoração ao casamento de Luiz da Baviera com a princesa Teresa da Saxônia.
Mas se engana quem acha que a cerveja sempre foi a protagonista da festa, a princípio, o álcool era proibido e apenas foi convidado a participar das festividades em 1918. Apesar de ser uma festa associada a bagunça, a Oktoberfest é um evento muito organizado, até mesmo as marcas de cervejas que circulam no local passam por um rígido controle.
Com isso, apenas seis cervejarias estão autorizadas a participarem da comemoração, além disto, todas precisam ter tradição comprovada e seguir as leis de pureza alemã. São seis cervejas que fazem a alegria das pessoas, sendo Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau. Por isso, vale a pena conhecer melhor estes rótulos produzidos especialmente para a Oktoberfest.
Spaten Franziskaner: Esta cerveja é a mais antiga da cidade de Munique. Sua fabricação acontece na primavera, especialmente para a maior festa de cerveja do mundo. Contém 5,9% de álcool, amargor médio e refrescante.
Paulaner: Esta cerveja, uma das preferidas entre as festividades, possui amargor médio e um bom equilíbrio entre o malte e lúpulo, por isso é comum encontrar as pessoas apreciando esta cerveja em copos de 1 litro. Contém 5% de álcool e bastante formação de espuma.
Hofbräu: Esta autêntica cerveja alemã foi a primeira a ser produzida para a Oktoberfest. Contém 5,7% de álcool e baixa fermentação, além disto é fabricada 100% natural, sem adição de conservantes.
Hacker Pschorr: Esta elegante cerveja de cor de mel escuro é uma das principais atrações na Oktoberfest. Contém 5,8% de álcool e dizem que a cada gole tomado, um pedaço da Baviera é lembrado. Harmoniza muito bem com salsichas e leitões assados.
Augustiner: Esta é uma das cervejas mais antigas do mundo, há 700 anos ela é apreciada pelos cervejeiros de plantão. A tenda desta cervejaria é muito concorrida no evento, possuindo 7,2% de álcool esta bebida é a única da Oktoberfest ainda armazenada em barris.
Lowenbrau: Esta bebida é ideal para acompanhar comidas mais gordurosas, como os famosos salsichões, típicos no evento. De cor amarelo ouro e teor alcoólico de 5,02%, a Lowenbrau é uma das cervejas mais antigas da Oktoberfest.
Mas não é somente a Alemanha, a dona da festa. Em Blumenau também acontece a Oktoberfest, sendo a maior comemoração fora do território alemão. A festa brasileira se tornou uma referência mundial, por seguir as tradições originais, por isso, você encontra facilmente comidas e bebidas que lembram a cultura germânica, como o famoso salsichão, joelho de porco e cerveja – muita cerveja. No Brasil, a Oktoberfest surgiu após 1984, e foi por um motivo muito especial. Neste mesmo ano, Blumenau vivenciou um momento caótico por causa das grandes enchentes que quase destruíram a cidade, por conta desta fatalidade, as comemorações surgiram para reanimar a população, diante das suas perdas. O resultado foram as 32 edições que conquistaram o público brasileiro, atraindo turistas do mundo todo.
Esta festa aguarda todos os anos cerca de 600 mil pessoas, e já no início da festa em 2015, serviu aproximadamente 410 mil litros de chope no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Contudo, as comemorações estão por todos os lados, cidades como São Paulo, Olinda (PE), Santa Cruz do Sul (RS), entre outras também prestigiam o evento, na companhia de tradicionais desfiles, música típica e gastronomia alemã.
E você, está esperando o quê para começar a se programar para o Oktoberfest 2016?