Tipos de azeite extra virgem
— Por favor, um azeite de oliva extra virgem.
— Multivarietal ou monovarietal?
Com certeza nunca te fizeram esta pergunta, mas, mesmo que essas palavras sejam novas pra você, a explicação é mais simples do que colocar azeite na salada e te explicaremos agora! Descubra tudo sobre os tipos de azeite extra virgem!
Os nomes podem parecer complicados de início: multivarietais e monovarietais, mas é fundamental entender as diferenças entre esses dois tipos de azeite extra virgem para fazer sempre a escolha certa.
Os tipos de azeite extra virgem podem ser Multivarietais, que são azeites que foram produzidos através da mistura de outros, procedentes de uma variedades de azeitonas, resultando em um sabor único com características próprias, contendo uma acidez inferior a 0,8%. A maioria dos azeites extra virgem são multivarietais, este azeite é indicado principalmente no campo culinário para finalização de saladas e no complemento de alguns pratos, são considerados mais saudáveis por serem prensados a frio e sem o uso de solventes ou outros componentes químicos.
O azeites extra virgem também podem ser Monovarietais – considerados mais nobres – ,pois em sua produção é utilizada uma única variedade de azeitona, resultando em um sabor mais frutado. Esses azeites também podem ser orgânicos, mas para sua produção é necessário observar as oliveiras em até cinco anos e não permitir nenhum uso de agrotóxico, e por isso são sempre identificados por um selo e vendidos a preços superiores aos demais, mas são fabricados com mais qualidade e cuidado, direcionado para consumidores que têm hábitos mais saudáveis.
Estes dois tipos de azeite extra virgem, multivarietal e monovarietal, são encontrados facilmente em supermercados, pois as empresas investem cada vez mais na produção deles diante de um mercado competitivo. Algumas embalagens já contém informações sobre o tipo do azeite que será comercializado, mas caso você perceba que o azeite adquirido não possui esta descrição, certamente ele será multivarietal, ou seja, produzido a partir de diversos tipos de azeitona.
O azeite é realmente um dos óleos mais apreciados no mundo todo, seus inúmeros benefícios ainda são uma grande fonte de pesquisa para estudiosos e cientistas, mas é sempre bom saber diferenciar os tipos de azeite extra virgem, pois está é uma informação necessária e de interesse público.